O gênero de jogos RTS, ou, real time strategy, muito famoso no final da década 90 e até 2010, gerador de grandes clássicos dos jogos como Halo Wars, Company of Heroes, Age of Empires, etc... Porém, a “era de ouro” do RTS acabou e depois de muitas decepções o gênero morreu... porém... morreu mesmo?
Jogo: World in Conflict
Jogo: Command & Conquer 3: Tiberium Wars
Porém, nem tudo que é bom dura muito, depois de 2010 quase nenhum RTS conseguiu emplacar novamente, teve varias decepções como Command & Conquer 4, Company of Heroes 2 e a divisão em três campanhas vendidas separadamente com preço de jogos novos de Starcraft 2. Em pouco tempo os RTS tinham perdido lugar para os Mobas, alguns MOBAS ainda misturavam tal mecânica como AirMech.
Jogo: AirMech
A principal razão dos MOBAS assumirem o lugar de domÃnio dos RTS foi: Simplicidade ao jogar online. MOBAS são mais simples, RTS como Starcraft requer além de planos sinistros e planejamento quase impecável, conhecimento de teclas de atalho, saber que unidade é boa contra outra unidade, saber como contra ataque exame... Ou seja... jogar RTS é complicado, ao contrario do MOBA que é um “ponte e clique”, requer mais a comunicação em grupo e um bom trabalho e plano do time para conseguir vencer.
Jogo: Starcraft 2
A boa notÃcia que nos últimos anos, alguns MOBAS tem morrido (para mim, isso é uma excelente noticia, existia tanto moba inútil) e o RTS vem aos poucos reconquistando o mercado como Halo Wars 2, DanmWar 3 entre outros, existe muitos jogos indies neste estilo também como 8 Bits Army e They Are Billion, onde já fiz uma previa e sigo esperando o lançamento da campanha que esta agendada para julho.
Jogo: Company of Heroes
Caso você queira conhecer este gênero rico, oriento os clássicos como Company of Heroes que possui gráficos lindos e detalhados mesmo para os dias de hoje (o jogo é de 2009) e Command & Conquer 3 TW, um clássico sem igual. Fico feliz que o gênero esta renascendo das cinzas e conquistando novamente o mercado.