A batalha de Midway foi uma das mais importantes da segunda guerra mundial que influenciou diretamente na batalha do pacifico, de um lado temos a expansão japonesa totalmente atropelando qualquer um e do outro temos os Americanos que estava levando as maiores surras. Midway tenta explora esta batalha de forma rápida, precisa e com torpedos falhando.
Os Japoneses avançam pelo pacifico após o ataque de Pearl Harbor, os Americanos têm torpedos que não funcionam e para piorar a frota americana está sem seus encouraçados e com poucos porta aviões. Midway, para mim, é a batalha mais importante da segunda guerra, também, ao mesmo tempo é maior cagada que os japoneses e americanos tiveram, porém, os únicos que aproveitaram foram os americanos. O filme dirigindo por Roland Emmerich, o mesmo diretor de Independece Day 1 e Ressurgimento, tenta explora os acontecimentos antes da batalha, porém, o que era para explica fica se tornando bem confuso se as pessoas não conhecem as curiosidade os personagens históricos, como as cenas dos torpedos que não explodem, são pelo menos 5 cenas até Midway que ganha mais 2, simplesmente a pessoa fica sem entender o que acontecendo e acha que é para aumenta atenção, porém, na verdade tal coisa realmente aconteceu, os torpedos americanos não explodiam o que ferrou com os grandes combates e custou inúmeros aviões.
O elenco conta com grandes nomes como Nick Jonas que faz o piloto Bruno, Woody Harrelson que faz o almirante Chester, Luke Evans como Wade, ainda no elenco temos Etsushi Toyokawa, Mandy Moore e outros grandes nomes. O grande problema do filme é ele não saber aproveitar, exigindo que você tenha um conhecimento aprofundado da história, pois além dos torpedos temos personagens de suma importância que são jogados ali aleatoriamente, como o Almirante Chester que não conta como ele chegou ali, apenas que o presidente colocou ele e ponto final, em nenhum momento falam da burrada do seu sucessor ou das preocupações dele no pacifico e como ele foi contra o bombardeio de Tokyo. Porém, mesmo sendo jogados ali, todos fazem um excelente papel passando perfeitamente o nervosismo dos personagens e os medos.
Se por um lado temos personagem aparecendo e sumindo do nada, do outro temos batalhas aéreas de tira o folego, afinal de contas estamos falando do Emmerich, ou seja, o cara que dirigiu Independece Day. Não espere batalhas aéreas realistas como Dunkirk, aqui Emmerich jogou um balde de Independece Day e tornou as batalhas aéreas algum como grandiosas e incrÃveis, o que parte e verdade e outra parte não. Em Dunkirk realmente tÃnhamos combates de dogfight mais tensos e com poucos caças, porém, no pacifico tÃnhamos uma chuva de bombardeio de mergulho e caças de escolta, tornando aqueles números do filme algum realmente real, porém, caças de mergulho que sai no dogfight com caças zero? É estranho, especialmente quando no filme deixa claro que os Zeros são quase invencÃveis.
Outro problema é o efeito especial, no filme as batalhas são incrÃveis, porém, tudo é visÃvel que é tela verde, praticamente tudo. O porta aviões? Tela verde. A pista de pouso? Tela verde. Os pilotos conversando no avião pousado em uma pista? TELA VERDE! Não que seja ruim, porém, em vários momentos o efeito de fundo é tão surreal e exagerado que se torna feio. Não tem como comparar com outro filme, afinal de contas Pearl Harbor foi tela verde até nas cenas de danças, já Dunkirk foi usado aviões reais.
Vale a pena?
Kelvinhos: 7.0/10 – Loucas aventuras em um porta aviões
O filme não cai no erro do patriotismo americano de uma vitória sofrida e tudo deu certo, Midway prova que tudo deu errado, seja o contra ataque após pear habor, seja nas batalhas, tudo deu errado e Midway foi a maior cagada, seja por parte japonês que descobriu os navios porém, resolveu “troca” as munições e estilo de batalha, seja pelos americanos que descobriu a frota seguindo um navio sozinho, porém, antes, praticamente os japoneses tinha perdido seus bombardeio e os americanos todos seus torpedeiros e caças tornando a batalha uma moeda de sorte. O filme soube representa isso e deixa bem clara a todo momento? Midway foi sorte, uma virada do destino que um soube usar e o outro vacilou.