Quem acompanha o blog a mais tempo sabe que amo Tokyo Magnitude 8.0, um anime de temática de desastre que já fiz uma análise (pode ler aqui) sobre este trabalho fenomenal. Fiquei bastante feliz quando soube a produção de um anime sob a mesma temática, porém, nada saiu como previsto.
Um dos raros momentos que o anime consegue ser bonito
2020 – Japão Submerso segue a história do livro Japão Submerso, do escritor Nihon Chinbotsu, de 1973, o anime adaptada a história para 2020, em um Japão que se prepara para ser sede das olimpÃadas até que é acertado por uma série de terremotos. Uma das grandes propostas presentes do anime é o realismo e o desenvolvimento dos personagens em meio ao caos que se encontravam e na tentativa de fuga em meio a destruição no estilo Tokyo Magnitude 8.0, porém, direto ao ponto: O ANIME FRACASSA NISSO.
Dirigido por Masaaki Yuasa, o mesmo diretor de Keep Your Hands Off Eizouken! e do Devilman Crybaby, a arte e o anime segue o padrão de DevilMan CryBaby, que, para mim, é muito feia, porém, em 2020 a animação consegue fica pior, parecendo que foi tudo feito as rápido e não deu tempo de termina, simplesmente os traços são secos e não expressa emoções, ao contrário de Devilman que mesmo com traços feios consegue transmitir emoções e dá sensação de movimentos e velocidade, especialmente em batalhas, já aqui o que temos é movimentos e emoções robóticas, nem nas partes mais agitadas a movimentação larga de se robótica e sem graça.
O enredo é fraco e bastante arrastado tentando empurra goela abaixo situações “tristes”, mortes “chocantes” e reviravoltas “loucas”, porém, na verdade em nenhum momento não existe apego aos personagens e com a situação que eles estão passando no momento, maior prova disso é o irmão mais novo, Go, que é um personagem claramente insuportável e substituÃvel e no decorrer do anime você vai torce para o terremoto, outros problemas são as “subdramas” que estão ali por nenhum motivo, por nenhuma razão e por nada, só estão ali, como o velhinho que odeia estrangeiros, ou o motorista embriagado que assedia a vizinha e outras situações que ninguém realmente se importa com aquilo, na verdade, só existe uma torcida para o desastre natural matar eles logo.
A história de fundo é rasa, onde a explicação principal é que tudo está acontecendo porque sim, igual a parte da chuva, a chuva é radioativa porque tinha uma usina vazando e PORQUE SIM! Ao contrário de Tokyo Magnitude que realmente foi feito em cima de pesquisas e eventos, as coisas aqui vão indo e tomando rumos porque o roteiro claramente quer e logo a temática de desastre é esquecida tanto espaços a novos problemas que surgem do nada e caminham rumo ao nada em uma solução ilógica e sem explicação, praticamente o anime apresenta uma situação problema, depois outra situação problema e por ultimo outro problema, neste espaço de tempo praticamente a primeira solução problema ainda nem foi resolvida, apenas foi esquecida.