Recent in Technology

Explicando o Final: O Poço


Atendendo a pedidos da Maria, da minha irmã e da minha curiosidade, o post de hoje é especial pois  teremos o Explicando final do amado e odiado O Poço, o filme onde a maior duvida é como a plataforma desce tão devagar e sobe tão rápido, também como ela fica suspensa no ar.

Vai ser um longo post

O poço que não é dos desejos 

Entender o filme o poço não é complicado, ao contrário, ele é apenas chato e cheio de detalhes que não servem para coisa nenhuma (cof cof livro cof cof) que não agrega e nem retira nada da mensagem principal estando ali ou não fica sem diferença. Para entender O Poço é necessário separar quatro coisas simples antes de entramos no final:

- O que é o poço?

- O que é os certificados homologados?

- A função da comida em relação ao poço

- E a mulher do elevador.

O roteiro e seu furo

O que é o poço?

O Poço é uma estrutura para experimentos sociais realizados e controlados por uma empresa privada com ligação com o governo, chamada apenas de “administração” com um único objetivo: Táticas de controle de massas.

“Como assim Kevin? Controle de massas?”

Simples, a questão que a empresa quer chegar é: Como controlar as pessoas? Como conseguir fazer isso de forma efetiva? 

A resposta é clara: COMIDA!

Todo o poço segue uma hierarquia, os de cima comem primeiro e os de baixo contam com a sorte, com os de cima bem alimentados não vão querer se rebelar e os de baixo por estarem fracos demais não vai ter força para se rebelar, ou seja, toda a estrutura de poder se mantém dentro do poço evitando conflitos em larga escala e até mesmo rebeliões, brigas ocorrem vira e mexe, porém, nada fora do normal, tal táticas poderiam ser aplicadas na vida real, como a elite tendo seus desejos atendidos não lutariam e os mais pobres estando fracos e sem forças não demostrariam ameaças. 


O que é certificado homologado?

Como atrair cobaias para seu experimento social totalmente controverso e que você poderá vender os resultados para ditadores e maníacos ao redor do mundo? ATRAIA ELAS COM PROMESSAS DE CUMPRIM SEUS SONHOS! 

Os certificados homologados que se fala no filme é como um vale-sonho, com ele você pode realizar alguma coisa que deseja, tal como o senhor que não queria ir para hospital psiquiátrico depois de “matar” um imigrante ilegal ou a mulher que queria se cura do câncer. Para sonhos mais simples, como se livra do hospital psiquiátrico, a empresa que controla o poço vai regulando seu andar de forma mais branda, as vezes colocando você lá em baixo, um sistema de rodizio não tão cruel, apenas vira e mexe você vai para no andar 175. 

Porém, se você deseja um certificado para alguma coisa mais complexa ou um sonho impossível, a empresa não vai ter pena de manda você e seu companheiro para baixo, afinal de contas são promessas que não se podem cumprir, então “matar” seria a melhor opção e usando a comida como arma automaticamente eles conseguem controlar quem vive e morrer, maior prova disso é a ex-funcionária, que começou em um andar com bastante comida e em piscar estava no andar 202, forçando automaticamente seu suicídio.



Comida e sua função social

Todo mundo notou a critica social sobe os de cima ter muito e os de baixo ter nada, porém, o que notei é que ninguém percebeu uma coisa: A GULA!

Antes de entra no poço, o azarado pode escolher um prato favorito, este prato favorito vai ser seu alimento pelo tempo ali no poço, se existir 600 tipos de pratos diferentes, a cozinha vai fazer os 600 tipos de pratos diferentes. Porém, os andares superiores simplesmente comem mais que é seu de direto, comendo o seu prato, o prato do seu amiguinho do andar de baixo e etc. 

A Gula é uma importante arma no aspecto da experiencia, afinal de contas se os 10 primeiros andares comerem quase todos os pratos, isso vai colaborando com a fome nos andares inferiores e no controle que a comida exerce sob todos.


A mulher do elevador

Para as funcionárias a mulher nunca entrou com o filho, sendo que na verdade ela realmente entrou, porém, a administração não pode revelar isso, afinal de contas imagina o escândalo que seria ter uma criança no poço. Logo inicia uma segunda experiencia dentro da primeira: A persistência humana. 

O desafio é simples: Ela sairia do 1º andar e iria até 300º para encontrar a criança, parece ser simples, porém, no caminho ela vai topa com maníacos e loucos que vão tentar fazer de tudo e mais um pouco com ela, ela vai ter um mês para isso, se não conseguisse, voltara para o primeiro andar e reiniciando o ciclo, as vezes a administração é boazinha e coloca ela em algum andar mais baixo como 7º, 8ª, não se sabe ao certo, porém, não é sempre que ela vai está no primeiro, outro fator é que ela sempre mata o companheiro dela, não se o porquê. Em quando isso a empresa cuidou da criança no 300º andar, onde ela tem acesso a alimentos e ambiente limpo. 

A empresa sabe que ela não vai conseguir, porém, o teste é: Quantas vezes ela vai tentar até desistir ou se entrega de vez para a loucura.



Explicando aquele final
Metade do filme é Goreng em convivência com seus companheiros de cela, Goreng praticando canibalismo, Goreng lendo dom pixote ou Goreng fazendo nada de útil para drama, o filme começou a pega folego no mesmo no momento final onde Goreng e o companheiro de cela dele resolvem que todo mundo ia comer e eles iam escolta a comida até os andares inferiores.

O plano é bom? É

O motivo é nobre? É

A administração está cagando e andando para a ação deles? Estão

A execução foi uma merda? Com certeza foi

Por mais que o plano sejam uma causa nobre, conforme já falei acima, o que mantém o sistema do 
poço é a gula. Ou seja, nem a pau algumas pessoas iriam abrir mão da sua comida para ajudar outras pessoas. Como a gente viu no filme eles metem algumas confusões e seguem seu caminho descobrindo que o poço tinha mais que os 200 andares previstos e depois do andar 200 tudo é um experimento de sobrevivência e sanidade, não sendo mais controle social.

No ultimo andar Goreng, já bastante ferido e seu amigo também com pé na cova, acham a menina, com isso como mensagem de esperança resolvem que a criança deve subir no elevador para chega até administração. A ultima cena é o Goreng já morto devido aos seus ferimentos vendo a criança subir...

Pois bem...

Ai que vem o maior futuro do filme sobre a mensagem de esperança: A ADMINISTRAÇÃO JÁ SABIA DA CRIANÇA! Fora isso, realmente vocês acham que deixariam uma criança sair do experimento? Agora com a mãe morta, a menina tinha se tornado apenas peso de papel, seria uma questão de tempo para administração tira ela dali ou fazer coisa pior. Logo, mesmo Goreng achando que entregaria uma mensagem para a administração para outros confinados sobre esperança, possivelmente a mesma administração cagaria para ela e a ignoraria. Afinal de contas seu papel já estava cumprindo.


Minha opinião


O Poço é um filme que quer ser grande e deseja passar uma mensagem profunda, porém, tudo que consegue e se enrolar no próprio roteiro e se perde. Elementos que poderiam ser usados no decorrer do filme são perdidos, tudo é pessimamente apresentado e a motivação final é no mínimo sem logica, uma fez que o protagonista simplesmente ignorou toda situação e do nada resolve fazer toda uma “revolução”.

Lembrando, que as ideias presentes neste post são meu entendimento sobre filme em base de pesquisas e leituras em fóruns, outros locais podem apresentar uma situação diferente para os elementos aqui apresentados uma vez que o filme possui um roteiro aberto a interpretação em várias partes, porém, se faz necessário entender: O poço não é purgatório e eles não estão no inferno! 


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement