Recent in Technology

Explicando o final: Donnie Darko


Eu vi, vocês viram e ninguém entendeu nada... Claro que estou falando do filme Donnie Darko, um filme que fala bastante coisa e fala nada ao mesmo tempo. Porém, nossos problemas acabaram, pois, explicarei o filme de maneira bastante resumida (sendo que não entendi nada também). Um dos materiais de ajuda que utilizei para este vídeo foi um vídeo do pipocando que deixarei logo no final do post onde o Fernandinho explica sobre a ótica dele o filme, o vídeo é muito bom não deixei de conferir.


Para entender o filme partirei de um ponto único: Linhas temporais! Para isso, tomarei como exemplo Bioshock Infinite e como nos post anteriores explicarei as partes importantes antes de chega ao final, estas partes são: A turbina do avião, o coelho filho da mãe e o fim do mundo.


- A turbina do avião

A grande culpada de todas as merdas acontece no filme, a maldita turbina que cai no quarto. A parti do momento que ela acerta o quarto em cheio se cria duas linhas do tempo, como Bioshock Infinite já ensinava: A linha do tempo A onde determinada coisa ocorre e tudo segue seu rumo normal, e a Linha do Tempo B onde tal coisa não ocorre e tudo fica bugado podendo resulta em situações caóticas. Explicando em vias grossas sobre isso:

Linha do tempo A: A turbina do avião acerta o quarto e Donnie deveria morrer, tudo segue conforme manda o universo.

Linha do Tempo B: A turbina não matou Donnie e tudo começa a ficar bugado resultando no fim do mundo.

A Turbina do avião é nosso ponto de partida e final, com ela temos inicio da linha do tempo B, onde se passa o filme e onde tudo ocorre, porém conforme falei, a existência de uma segunda linha do tempo pode influencia na primeira e até causa problemas então o universo sempre dá “seus jeitinhos”.


- O Coelho filho da mãe.

Conforme falei no ultimo tópico, o universo sempre dá “seus jeitinhos” de reparar tudo e fazer tudo volta ao normal, porém, o universo é uma criança mimada e preguiçosa que prefere terceirizar o serviço, assim como em Bioshock Infinite que ele usa a Elizabeth para concerta as merdas (falarei disso em outro post), aqui o universo prefere pega os mortos e colocar como “intermediadores” fazendo o Donnie realiza determinadas ações para que concerte as coisa. 

O livro oficial do filme existe uma explicação sobre porque utilizam determinados corpos como “intermediadores”, porém como não faz parte para entender o final logo não entrarei em maiores detalhes para não deixa o post grande, porém, no vídeo do pipocando existe tudo explicadinho bonitinho.


- O Fim do mundo

Voltando a teoria das linhas:

Linha A: Donnie está morto pela turbina do avião

Linha B: Donnie está vivo 

No anime ReWrite logo no começo da sua segunda temporada existe uma explicação simples quando a isso: Determinado evento pode gerar inúmeras linhas e inúmeros resultados, porém as linhas intermediarias logo precisaram ser destruídas para não atrapalhar ou influencia as linhas principais, no caso do nosso amigo Donnie a Linha A é a principal e a Linha B é a intermediaria, logo a linha B precisa acabar para que a Linha A siga seu rumo normal. 

Claro que um fim do mundo não acontece do dia para a noite, requer uma serie de preparação e toda uma movimentação, conforme eu falei a cima: O universo é uma criança mimada e preguiçosa. Por isso que o Coelho fica repetindo sobre o prazo do fim do mundo

E lá vamos a gente, para o final do filme agora que já entendemos ou não as partes

O FIM DE DONNIE DARKO

Como sabemos existe duas linhas do tempo em execução e o universo precisa dá cabo de uma, mas ele precisa se prevenir e evita que uma linha do tempo C apareça durante o processo, então a parti dai podemos ver o tão magnifico trabalho de um preguiçoso profissional pode realizar em simples passos:

- A linha do tempo B surge, pois Donnie não morreu na turbina do avião.

- O universo precisa dá cabo na linha do tempo B, para isso prepara um fim do mundo, mas ele precisa fazer da maneira certa para evitar que apareça uma linha do tempo C

- Universo é uma criança mimada e preguiçosa, ele poderia ter cabo de tudo, mas prefere terceiriza o serviço. Para isso ele usa o “Coelho monstro dos infernos” que por sua vez utiliza o Donnie para realiza determinados serviços para evitar a linha do tempo C.

- No decorrer do filme, a professora dá ao Donnie uns livros que ajuda melhor a explica, logo abaixo no vídeo do pipocando tem a explicação de cada um deles.

Depois de todo este giro, chegamos ao final: Com a mãe e a irmã do Donnie dentro do avião em turbulência e o Donnie e a namorada morta olhando o fim do mundo... Por que?  Simples!
Para garantir que o trabalho realmente seja cumprindo desta e que não apareça novas surpresas, o universo simplesmente arranca a turbina do avião onde esta a mãe e a irmã do Donnie e joga na casa do Donnie em cheio no seu quarto na linha do tempo A, assim realizando o serviço de ter matado ele.

O fato de todos acordarem com as memorias se deve por causa do objeto, que ao ser transferido da linha do tempo B para a A, também transferiu a memoria como se fosse um sonho, porém, o universo conseguiu termina seu serviço e acabou com a linha B.





Esta é minha explicação para Donnie Darko, caso você tiver outra explicação ou teoria, ao mesmo tempo quiser concerta alguns erros meus ou complementa diga nos comentários o/ Sua ajuda e opinião é bastante importante para o blog e para este quadro. 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Show! Comparar com Bioshock Infinite foi massa kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o melhor exemplo que achei para explicar o filme, maioria das explicações que achava o pessoal se perdia, porém, ao comparar com Infinite se tornou mais facil de explica. Fique de olho pois em breve vai ter explicando o final de Infinite com o plot de Burial at sea, que se passa depois dos eventos do jogo

      Excluir
  2. Na boa, achei horrível esse filme, não entendi nada

    ResponderExcluir

Ad Code

Responsive Advertisement