A um tempo atrás fiz uma bibliografia de Frank Sinatra, um cantor que simplesmente amo, com o sucesso do post prometi fazer outro, porém, com a preguiça enrolei bastante também. Promessa é dívida (assim como a promessa da analise de Love Live Sunshine 2... UM DIA IREI FAZER), e hoje a bibliografia é sobre Scatman John! Artista de one hit ou não? Dá sua infância até o sucesso no Japão, falaremos hoje sobre este grande artista que sou muito fã.
Os problemas
Nascido em 13 de março de 1942 em El Monte na California, John Paul Larkin, sofria de um gagueira grave deste que aprendeu a falar, isso influenciou negativamente na escola o que levou a bullying e depressão, para fugir destes problemas começou a aprender piano aos 12 anos e aos 14 aprendeu a “scat singing”, uma técnica de Jazz que consiste em inventa ou aproveitar palavras para criar um ritmo vocal.
Nos anos 70, John se tornou pianista profissional e tocava nos clubes de Jazz de Los Angeles e em 1986 ele lançou seu primeiro álbum chamado de John Larkin, que vendeu poucas unidades, porém, suas copias são raras no mercado uma vez que John pegou as copias que sobrou e trancou dentro do seu armário (e deixou trancado até sua morte).
John também começou a sofrer problemas com álcool e drogas nesta época, influenciando diretamente na sua vida pessoal e profissional, porém, quando seu parceiro musical e amigo Joe Farrell morreu devido as drogas, John, com ajuda da sua esposa Judy, resolveu mudar de vida e focar na sua carreira.
O nascimento de Scatman
Para continuar com sua carreira, John se mudou para Berlim (Alemanha) em 1990. Com foco especialmente no Jazz, John tocava em cruzeiros, bares e clubes pela Alemanha, aos poucos ele começou a colocar músicas autorais só seu repertório. Notando o sucesso que John fazia ao utiliza suas musicas e também sua habilidade com scat singing, Manfred Zähringer, seu agente da Icerbeg Record, resolveu lança John no mundo na musica de cabeça... Porém, só tinha um problema: John não queria.
No começo John foi contra a ideia, ele queria continua com suas shows de Jazz tradicional, seu maior medo era que a gagueira pudesse prejudicar ele, Manfred por outro lado queria que John trabalhasse seu estilo de Scat Singing para poder “disfarça”, es que surge Judy que deu a ideia que mudaria tudo: Além de fazer musica para fala sobre seu problema e ajuda outras pessoas com gagueira, John poderia mistura Jazz, Scat e Eletro para compor seu estilo (uma mistura nada convencional). Os investidores e o agente do John não curtiram tanto a ideia, porém, aprovaram. Com isso John gravou seu hit de estreia: Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop).
Sucesso internacional de One-hit Wonder
Scatman foi um estouro, em todos os sentidos, além de seis milhões de copias em todo mundo, o hit de estreia ficou no top 1 em vários países e foi isso, acabou... ACABOU?
Neste ponto começa uma seria discursão sobre o Hit Scatman e o Hit Scatman’s World, parte da mídia e especialistas consideram Scatman um artista de One Hit Wonder, ou seja, de apenas uma musica de sucesso, afinal de contas apenas a musica Scatman vendeu mais que o próprio álbum de estreia (álbum vendeu 1 milhão de copias contra 6 milhões da musica), porém, outra parte não considera, considera que Scatman’s World e seus outros hits fizeram sucesso também visto a repercussão na Ásia, deste de então existe um conflito, é normal ver Scatman John categorizado como One Hit na Billaboard e na VH1 se categorizado como artista normal de vários hits.
Afinal... Ele é One Hit ou não?
Eu sou suspeito de fala, pois amo as musicas dele, porém, não o considero como One-hit Wonder, uma vez que eles são esquecidos com o tempo, já o John podemos ver as músicas dele por ai, sendo gravadas e regravadas até hoje em dia.
Sucesso no... no Japão?
Como falei acima, depois do hit Scatman, John não emplacou nenhum hit, pelo menos no ocidente, pois no Oriente ele continuou bombando chegando ao ponto que tinha Coca-Cola especial com o icônico bigode dele. No Japão o sucesso era tanto que versões do álbum com o Ultraman na capa com o chapéu e bigode foram lançado, além de brinquedos e lembrancinhas. Literalmente Scatman John virou uma febre no oriente, em quando no ocidente nenhuma música dele emplacava.
Scatman's World
Scatman durante a fama encontrou um inimigo cruel: Entrevista
A maioria dos entrevistadores reclamavam quando tinham que entrevista Scatman John, afinal de contas os mesmos relatavam que John nunca terminava a frase sem ter que repetir elas seis a sete vezes, fora isso que cada nova entrevista vinha uma nova acusação das associações de gagos que ele “utilizam” o problema para se promover.
Mesmo com tais problemas e acusações, John não perdia a animação e em um show na Espanha o mesmo ficou emocionado ao ver as crianças gritarem e aplaudirem por cinco minutos.
Em 1998, John descobriu que estava com um câncer de pulmão, porém, mesmo assim continuou seus trabalhos na medida do possível, em 1999, ele lançou seu terceiro e ultimo álbum: Take Your Time.
Em 3 de dezembro de 1999, falecia John Paul Larkin deixando para o mundo um legado e um ensinamento com sua trajetória de vida.
Notas do Kevin
Demorei um pouco (quase 2 anos e pouco) para fazer uma nova bibliografia visto que já tinha feito várias, porém, acabei perdendo o HD. Agora criei vergonha na cara e salvo os arquivos nas nuvens. Para este reboot do quadro escolhi Scatman John por causa da sua trajetória e também a lição que ele deixou para a gente, espero que gostem.
Notas do Kevin 02
O blog está passando por mudanças... de novo... Desta vez para deixa ele com ar mais profissional e descontraído, ou seja, aguardem inúmeras novas novidades chegando muito em breve.