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Bugs Forever


Antes de Cyberpunk 2077 e seus bugs se tornarem assuntos na internet, outro jogo já entrava na história dos vídeos games por causa dos seus inúmeros problemas técnicos e na produção do mesmo. Demorando 14 anos para o desenvolvimento e lançamento, passando por inúmeras mãos e finalmente chegando ao resultado final decepcionante, hoje irei contar a historia nem tão linda de Duke Nukem Forever, let’s go BABY!


O jogo foi literalmente carregado

14 longos anos

A produção de Duke Nukem Forever foi totalmente conturbada e cheia de problemas a ponto da 3D Relms anuncia que iria lançar o jogo quando estivesse pronto e ponto final, não foi como Cyberpunk que foi anunciado em 2013 e sua produção realmente foi iniciada logo após o lançamento de The Witcher 3, Duke Nukem deve 14 anos de produção marcadas por problemas, obstáculos, falência e uma briga judicial pelo direito do uso do nome.

Anunciado em 1997 pela 3D Relms, o jogo esteve desenvolvimento de 1997 até 2008, passando por inúmeras mudanças, principalmente de motores gráficos o que influenciou na gameplay, design de fases, design de personagem e até mesmo na história do jogo. Em 2009 o jogo estava pronto, já em estado gold em0 maio, porém, dois grande problemas vieram: 3D Relms estava falida e Take Two queria o direito total do jogo.

As coisas começaram a desandar com Prey

3D Relms se guiava por dois projetos grandes deste de 1997: 

- Prey, que visava ser o jogo que demostraria o poder do motor gráfico Portral Technologly.

- Duke Nukem Forever, que seria o jogo publicitário do motor gráfico, ao mesmo tempo o jogo principal do estúdio visto que Duke era um dos personagens mais queridos pela comunidade gamer. 

O primeiro grande projeto, Prey, seria o jogo vitrine para o motor gráfico Portal Technologly, porém, Prey, assim como seu irmão Duke Nukem, enfrentava problemas como a equipe abandonando o barco ainda na produção inicial, foram inúmeras saídas do estúdio. Depois de 10 anos Prey conseguiu ser lançado conseguindo ótimas notas e elogios por parte da comunidade e jogadores, porém, já era tarde demais para salva a 3D Realms da falência que estava batendo na porta.


Um pequeno estúdio com grandes problemas

A quase falência e uma disputa 

Conforme falado acima, em maio de 2009, Duke Nukem estrava “pronto” finalmente, porém, a 3D Realms não tinha 1 real no banco. Praticamente a produtora estava sem dinheiro, consequência de anos de atrasos nos seus dois principais produtores, gastos maiores que previstos com Prey e inúmeros problemas internos, com isso a 3D Realms estava na lona e não tinha dinheiro para finalizar finalmente Duke Nukem Forever. 

3D não chegou a falir, porém a reestruturação financeira e de pessoal causou uma diminuição drástica e corte em vários setores, até o termino a ordem era deixa Duke para depois, um depois que não tinha no vocabulário da Take Two, a distribuidora da 3D Realms. 

A Take-Two possuía os direitos legais de distribuição de Duke Nukem Forever, além de ter dinheiro investido no mesmo, um novo adiamento sem prazo estava fora dos objetivos da Take-Two que já estava a mais de 10 anos esperando e ao descobrir que a 3D Realms iria novamente adiar novamente o jogo sem data de lançamento, automaticamente a Take-Two iniciou uma briga judicial pelos direitos de Duke Nukem alegando que os direitos eram totalmente seus uma vez que a 3D não estaca cumprindo o contrato e ponto final. A disputa acabou em 2010 com falta de informação sobre quem ganhou ou perdeu, ou se o jogo ainda estava vivo. 

Em setembro de 2010, a 2K Games anunciou que estava com Duke Nukem Forever, a produção estava por conta da famigerada Gear Box e que o jogo seria lançado em 2011.

Pilotando rumo ao fracaso 

Bug Forever

Finalmente, em 10 de junho de 2011, Duke Nukem Forever era lançado, mais de 10 anos depois o jogo finalmente era lançado e o resulto foi simplesmente um fracasso... 

O jogo saiu todo quebrado e cheio de problemas, as fases eram curta demais, algumas se resumiam em andar em linha até a porta. As telas de loading eram demoradas demais, inimigos burros demais e as vezes eles se suicidavam, modelos mal renderizados e alguns simplesmente inacabados mesmo como o caso de alguns inimigos e a Boss peituda. Simplesmente era um jogo padrão 2004 em 2011, chegando ao ponto de Quake 4 (2004) ter renderização e cenários mais bonitos que Duke Nukem Forever 2011, e ambos utilizam a mesma base de Enginee. Parecia um jogo feito rápido e muitos dos elementos apresentados nos trailers da 3D Realms não estavam lá e outros elementos simplesmente foram cortados e seus restos estavam ali.

Afinal de contas, um jogo com 14 anos de produção chegou a este ponto? Por que o jogo estava assim?

A resposta é simples: Gear Box só adicionou o áudio, fora isso, lançou o jogo no estado que estava mesmo, ou seja, não foi finalizado e muito menos renderizado direito, pegaram e lançaram o jogo e ponto final. 


Em resumo...

Duke Nukem demorou 14 anos para ser lançado mesmo assim foi lançado no que parecia ser um estado beta com grandes problemas, boa parte dos conteúdos não estavam lá e outra parte que estava eram praticamente impossíveis de jogar por problemas, fora missões que era caminhar do ponto A para o B, demorando 2 minutos e entrava uma tela de loading de 5 minutos, ou missões “non-sense” como o paraíso do Duke que é maquinas de fliperama e jogos de apostas que seria melhor como um extra que uma missão propriamente dita. O jogou pecou e nem a carisma do Duke Nukem salvou ele. 

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