O que seria da vida sem as adaptações ruins e o que seria deste post sem os finais sem sentido? Por sorte a adaptação de Death Note feita pela Netflix tem estes dois elementos. Hoje vou tenta ajudar vocês a entender aquele final confuso e sem muito sentido que tem um único objetivo: Preparar para uma continuação.
ATENÇÃO: ESTE POST ESTA LOTADO DE SPOILER, LEIA POR CONTA E RISCO
Para entender o final precisa ter ciência de duas coisas: Que o objetivo principal daquele final era uma ponte para uma continuação e que existe alguns fatores que vai influencia que explicarei abaixo:
1- Apenas o usuário do caderno pode ver o Shinigami
Uma das regras do Death Note é que apenas o possuidor do caderno pode ver oshinigami , ao contrário de como funciona no manga e no anime, que quem entra em contado com o caderno poderia vim ver o Shinigami, algum bobinho que fez muita diferença para a história do anime e manga em determinada parte e também tem grande impacto com o filme fazendo muita diferença no final.
Ao ter acesso a estas folhas, L teve certeza que Light Turner (que deve ter algum parentesco com Timmy Turner) era o Kira e aquelas folhas de alguma maneira matava as pessoas, por tanto em certo momento L cogita a escrever o nome do Light no caderno , porém seu senso de justiça fala mas alto e desiste, porém mesmo tento contado com as folhas ele não poderia Ryuk e nem descobriria como funcionaria o processo mesmo tento ideia que bastava escrever o nome.
2 – O caderno não é transferível e ne usável por terceiros
No anime e no mangá bastava apenas alguém ter acesso a uma caneta e a uma folha do caderno, escrever o nome e estava pronta a receita do caos, porém, no filme apenas o possuidor pode usar o caderno, o que faz a gente retorna no final onde o L está com a caneta na mão e o Ryuk rir. Mesmo que L escrevesse o nome, nada aconteceria ao Light. O caderno só se torna disponível para um novo dono caso o anterior morra ou que fique sete dias longe, que também resultaria na morte do mesmo.
3 – Mia não morreu
“-Ela caiu de uma roda gigante! ”
Sim, caiu
“-Apareceu ela morta ao redor das flores!”
Sim, apareceu...
“- Então porque estou falando que ela está viva?”
Calma, irei explicar...
Vale lembra que a Mia foi uma importante peça para o desenvolvimento tanto do filme como do anime e existe uma maneira de ressuscitar ela (querendo os haters ou não) e está maneira é muito simples. A Misa (ou Mia na adaptação... TANTO FAZ!) do anime foi morta quando mais nova foi ressuscitada através de um sacrifício de um Shinigam, algum que pode vim acontecer tranquilamente no filme, afinal de contas ela era a única mente pensante do filme todo, nada mais justo ressuscitar ela.
Explicando o final:
O final é simples de deduzir, basta presta atenção... o que é bastante difícil, mas vamos lá:
Quando L descobre as folhas do Tinner Turner, L fica a um passo de escrever o nome no Death Note por pura raiva e vigança, porém não conseguiu por causa do seu “senso de justiça”, Ryuk que observava tudo achou engraçado pelo fato que em quando Light escrevia o nome das pessoas sem pensa duas vezes, L travou, porém, agora ele sabia do caderno e isso tornou um rumo que ninguém esperava que será explorado na continuação e para ele aquilo tudo estava se tornando engraçado e interessante, aquele duelo tinha acabado de se torna divertido.
Caso de erro na explicação, por favor fale nos comentários para fazer as devidas correções.
Bom, esta é a explicação daquele final, porém ele é bastante aberto especialmente a interpretações e para teorias uma vez que o objetivo do diretor foi ter uma continuação. Se tiverem ideias ou dividas de um final diga nos comentários que pesquisarei e irei trazer a melhor explicação possível.
11 Comentários
Se ´´L´´ nao pode escrever o nome de Light na Folha que ele possui. como Mia conseguiu escrever seu nome, para mata-lo. Forçando-o á queimar a folha para ele (Light ) nao morrer???
ResponderExcluirO filme tem inúmeros erros e furos, quero acreditar que isso seja uma falha do Kira quando a queimar a folhar por não ter prestado atenção nas regras, porém pode ser um belo furo de roteiro como outros eventos no decorrer do filme.
ExcluirO L poderia sim ter escrito o nome do Light mas não o faz por causa do seu senso de justiça.
ExcluirEstranho esse final, acho que existe error que não prestamos a atenção.
ResponderExcluiro diretor já tinha falado em entrevista que o final era em aberto porque queria fazer uma continuação, por isso que o final terminou daquele jeito "estranho". Acho que não teremos a continuação, até agora a Netflix não confirmou nada
ExcluirSó para não passar batido o L não achou o nome dele na folha, e por isso, deixou queto porque quer provar que Light é o culpado, deixando ele vivo.
ResponderExcluirE se somente quem tem o diário pode executar uma morte,como Mia executou a morte dos 12 agentes da polícia?,outro furo?
ResponderExcluirMia não era a cabeça pensante,ela era a mais impulsiva não pensava antes de fazer,o Kira era o mão pensante,não percebemos isso pq ao contar do anime e mangá,ele se deixou levar pela namorada,já o Kira no mangá e anime não,era o contrário.Eu acho um grande equívoco colocarem o L e o Light como impulsivos,muda toda a natureza dos personagens.
ResponderExcluir"No anime e no mangá bastava apenas alguém ter acesso a uma caneta e a uma folha do caderno, escrever o nome e estava pronta a receita do caos, porém, no filme apenas o possuidor pode usar o caderno" -- Acabei de ver o filme e fica claro que a mina lá usa o caderno mesmo não sendo a "possuidora oficial" dele para matar vários agentes federais..ou seja, seu ponto 2 não bate.
ResponderExcluirNa verdade Misa não morre e depois é revivida pelo sacrifício de um shinigami, na verdade o shinigami impede a morte de uma pessoa custando sua própria vida e creditando o restante dela para a pessoa que ele salvou. Em momento algum são revividas pessoas no anime. Alem de que há muitos erros nas suas explicações. Acho que alguém responsável por escrever um blog deveria ao menos estar a par da veracidade das informações apresentadas sobre o conteúdo.
ResponderExcluirNão só a mia escreveu no caderno, como mandou o agente escrever o nome de todas os outros agentes. Pode ser que só o dono do caderno Veja o demonio, mas escrever o nome, no filme foram 4 pessoas. O light, a mia, o agente e o estuprador.
ResponderExcluir