Explicando o final: Final Station [Game]
Final Station foi um jogo que me surpreendeu do inicio ao fim, tanto em questão de jogabilidade e exploração como na questão de história, que no final se torna um tanto como confusa e a DLC não explica muita coisa. Porém, depois de alguns dias de procura, vendo vídeos e lendo fóruns, posso trazer pelo menos parte da explicação.
ALERTA DE TONELADAS DE SPOILERS!
Para entender a história precisa entender o que foi o 1º contato, o plano infalível totalmente falível do conselho, quem são os mafiosos e viagem no tempo (outro explicando final com viagem no tempo), como sempre explicarei cada parte antes de explica o final, então vamos lá.
- 1º Contato:
Em um terminado dia a 106 anos, nas cidades do Norte de um local não especificado, estranhos objetos caíram do céu soltando uma espécie de gás transformando as pessoas em monstros, este foi o primeiro contato. A humanidade conseguiu sobreviver a tragédia graças as ideias mirabolantes de dois irmãos escritores de ficção cientificam, a parti das ideias deles formaram toda a sociedade e sua tecnologia, sempre se preparando o “2º contato”.
- O plano infalível totalmente falível do conselho
A humanidade quase tomou um pau no primeiro contato, com isso o conselho iniciou a construção do “Guardião”, um mech gigante que protegeria a humanidade do “2º contato”, porém, durante o jogo podemos ver que os cientistas e empresários sabem que o “Guardião” é nada mais, nada menos que um enorme marketing visando o controle da população e para espalha o pânico. Pelo menos metade do guardião não estava pronto, o cérebro não recebia bem as ordens e o núcleo de energia esquentava muito, tornando o guardião uma bomba móvel e seu uso em um desastre.
- Mafiosos
Para quem viu o filme “Agentes do Destino” deve ter notado uma semelhança com eles (além da roupa), eles aparecem do nada, chegam do nada e se tornam mais ativos no final, eles são praticamente agentes do destino que precisa evitar que o “1º contato” ocorra e com isso leve o “2º Contato”, porém como o 1º contato ocorre? O jogo não explica, apenas explica que o Conselho sabia que ocorreria, o conselho possuía os objetos guardados e inúmeras pesquisas, arriscado a fala que o conselho causou o segundo contato para assim se livrar da peça de marketing gigante chamado guardião. Para evitar tudo isso, os agentes do destino precisam entrar em jogo e endireitar as coisas e evitar as merdas futuras.
- Viagem no tempo
O final do jogo se passa antes do primeiro contato, se fala de um sistema de portais que transportaria equipamentos no começo, no futuro poderia transporta pessoas, foi a parti deste sistema que chegamos no passado e podemos crer que foi através deste sistema que o primeiro contato foi causado. Li alguns fóruns a teoria de duas linhas do tempo, porém acho pouco provável, duas linhas do tempo não levaria a ação dos agentes do destino na primeira linha do tempo, apenas a segunda. Ou seja, os portais realmente causaram o primeiro contato.
Explicando o final:
A maior peça para desvendar o final do jogo é o estoque do governo, em determinado momento jogo, o seu personagem passa por uma rede de linhas não registradas em uma localização segreda onde vemos que o conselho (ou antigo governo) tinha guardado artefatos do primeiro contato, alguns registros falam que estes artefatos podem ser registrados antes do primeiro contato, ou seja: Desenvolvimento de armas químicas para uso futuro.
Lá a gente encontra os agentes do destino, que observam, eles ficam surpresos ao encontra nosso personagem naquele local “segredo” e manda ir embora correndo, eles não poderiam interferir no nosso destino por em quando que era entregar o núcleo do guardião.
Porém, voltando a rede de portais, ao ser ativados eles não trazem os suprimidos esperados, ao contrário, eles abrem um portal para o estoque de armas químicas segredas, assim gerando o primeiro contato, as armas caem do céu por erros de cálculos parecendo uma invasão o que leva o caos, conselho sabendo desta “burrada”, bane o sistema de portais e volta a usar trens e oculta o estoque para que ninguém saiba a verdade.
Os portais não pegaram apenas as armas do governo, eles também pegaram alguém do futuro que chegou ao norte de 106 anos atrás contaminado, ou seja, o sistema trouxe seu personagem para o passado, momentos antes da invasão.
Como seu personagem estava contaminado, uma possível contaminação antecipada poderia causar o desligamento do portal, assim não ocorrendo o primeiro contato, o que levaram os agentes do destino a agir ali, matando você.
Esta foi a explicação de Final Station, um excelente jogo, caso você tenha uma teoria diferente ou tenha novas informações e duvidas, basta deixa nos comentários. Caso tenha duvida em um final, deixe nos comentários que irei pesquisar e trazer o final explicado para você.
3 Comments
Em qual momento do jogo o personagem é mandado no futuro?Por que em certo trecho do jogo é possível ver o BELUS 07 completamente destruído?Por que uma contaminação antecipada poderia causar o desligamento do portal?Nosso personagem é mandado 106 anos no passado junto ou não das capsulas?Onde se passa o começo do jogo?
ResponderExcluirE outra se o personagem é enviado para o passado antes da primeira visitação por que o Guardião existia se eles não tinham nenhuma noção do que estaria por vir?
ResponderExcluirNão tem como ele estar fazendo parte da 1° visitação, visto que o Belus-07 (o trem dele) aparece todo destruído mais pro final do jogo
ResponderExcluirE outra, em dado momento, nosso protagonista encontra um velho que fala sobre a 1° Visitação, então a 1° visitação já ocorreu
O que me leva a criar 2 teorias
1 - O velho, como já viveu a 1° visitação, ele acabou indo pro passado como o nosso protagonista, porém é como se ele não tivesse se tocado, por isso que ele fala da 1° e ninguém dá bola pra ele, apenas o viajante do tempo (como é dito nas notas, que alguém que assina com o nome "X" estava a procurar esse velho)
2 - Na verdade, tudo se passa durante a 2° visitação, pois o Guardião estava já feito e, supostamente, preparado para proteger, então a 1° visitação já tinha acontecido, o que leva a entender que o jogo se passa durante a 2° visitação, e os viajantes do tempo estavam lá para matar o maquinista para evitar uma 3° visitação, já que era ele quem mais perambulava pelas linhas, ele possivelmente seria o percursor de uma 3 visitação futura, já que as outras 2 foram causadas pelo gás que supostamente deixava as pessoas mais inteligentes