Como não salva a humanidade com Muv-Luv Alternative


Em varias produções, o protagonista se vê obrigado a fazer escolhas difíceis para salva seus amigos, família e as vezes, apenas as vezes, a humanidade. Muv-Luv tenta explorar as ações da humanidade na sua reta final com bastante fan-service (coloca bastante nisso), porém, o roteiro de Alternative chama atenção por simplesmente se esquecer do básico dos Muv-Luv: De tentar salva a humanidade.


Robôs gigantes sempre salvam sequencias...

As vezes aliens pode ser um diferencial


O ano é 2003, chegava o visual novel chamado Muv-Luv... e... é apenas só isso, não tem muito o que comentar desta visual novel, nosso foco é a sequência/spin off que veio no ano de 2006. Em 2003 o mercado de visual novel não é tão amplo, mesmo com muitos jogos bons como Clannad (2004) sendo lançados, o mercado só foi ter um boom nos anos seguintes e teve a diversificação do gênero, saindo do romance, especialmente romance escolar e indo deste de investigativo (Ace Attorney – 2009) até suspense com viagem no tempo (Steis;Gate – 2009). 

Claro, em meio a um boom de variedades e especialmente uma chuva de Visual Novel focado em gênero de romance escolar, como ter destaque? A resposta veio da ideia mais louca e improvável de todas: UM MULTIVERSO! Porém, além de garotas fofinhas e tretas românticas, também incluiu robôs gigantes, políticos safados e aliens! E a cereja do bolo: Uma clara reflexão sobre o destino da humanidade, se as pessoas sentaria e aceitaria o fim ou lutaria até o último momento mesmo não possuindo esperança. 

Em 2006 surgiu Muv-Luv Alternative, um visual novel sequencia do Muv-Luv que se passava em uma outra realidade, onde o jogador além de escolher a waifu dos sonhos, precisava cuidar de aliens assustadores e o pior tipo de monstro: Políticos!

Muv-Luv errado, Total Eclipse fica para outro dia

As várias realidades de Muv-Luv

Antes de entrar em Muv-Luv Alternative preciso explicar uma coisa, esta coisa é: As várias realidades de Muv-Luv, bom, tanto nos jogos como em anime existe muitas realidades.

- Muv-Luv (universo regular): Conquiste sua waifu e tire notas boas.

- Total Eclipse Muv-Luv Alternative, ou, Muv-Luv Alternative: Total Eclipse, ou, sei lá, por que tanta versão de um nome? (Universo da operação global conjunta da ONU): Neste universo os betas não conquistaram Kyoto, porém, a batalha foi terrível para o Japão. Com o objetivo de testar novas unidades e criar uma força global para recuperar os territórios perdidos, a ONU cria uma força para testar novos robôs e cumprir operações. Originalmente ele seria a base para adaptação do jogo Alternative, porém, seguiu um roteiro original (graças a Deus).

- Schwarzesmarken (C-O-M-U-N-I-S-T-A-S): Se passando em 1983, a resposta da humanidade foi imediata, as forças das maiores potências lutam na Europa, porém, conspirações politicas ameaçam colocar a Alemanha Oriental em risco. Este universo é um Spin-off dos universos de Muv-Luv, no caso o foco dele é muito maior em politicas e organizações militares de inteligência, os Betas são meramente armas politicas e as nações escudos para defender a Europa Ocidental e a URSS. 

Sumika é a única Waifu valida, seja no jogo ou no anime

Em mundo sem esperanças

No auge da guerra fria entre os EUA e a URSS, os BETAS, uma espécie de alienígena que vivem apenas para extermina seus adversários, chegam a terra após as medidas de defesas na lunares falharem. Em 20 anos, a humanidade perdeu mais de um terço do mundo para os Betas, as baixam ultrapassam um bilhão e as batalhas não param. 

Em meio ao cenário de desesperança, 5 alternativas são propostas, sendo que 2 delas fico me perguntando como a ONU aprovou... Pois elas são tipo: 

- “Uma raça alienígena está destruindo nosso planeta!” 
- “Bora entrar em contato com eles e firma uma paz?”
- “BORA!” 

Eles tentaram esta opção, POR 2 VEZES! E o pior que ainda querem tentar de novo... Mas, a questão é a Alternativa mais radical, a Alternativa V que é a extração massiva do planeta em uma fuga desesperada. 

O protagonista, que já veio de outra dimensão (do Muv-Luv original), volta no tempo para impedir que o Alternative V se realize, para isso ele precisa que Alternative IV seja um sucesso, e assim ele voltar para sua dimensão original em paz sabendo que os Betas se ferraram.

Notoriamente, acho que dá para perceber que a Sumika é minha personagem favorita ne? Ela só aparece por 10 minutos no anime

Ok, onde está o problema?

O problema está na adaptação de 2021 em anime, basicamente no roteiro do anime, na maneira em como ele está nem ai para a humanidade. 


Bom, o anime conseguiu resolver o problema da evolução do personagem e dedicação para acabar com os BETAS de uma maneira rápido e simples, basicamente em 30 segundos: TROUXERAM O PERSONAGEM DO FUTURO, ao mesmo tempo ELE É DE OUTRA DIMENSÃO, são dois plots em apenas 30 segundos. 

Em 30 segundos o anime resume a vida do Takeru, em um Ep ele está de volta a ONU e em treinamento, com o objetivo de resumir o jogo de quase 60 horas em alguns episódios, a tática de correria parecia que acompanharia o anime todo e parecia que estava dando certo, afinal de coisas pulou bastante coisa e caiu de abraço já nas situações problemas... Porém, só foi coisa de dois episódios mesmo, o resto é desenvolvimento lento e tortuoso cheio de detalhes inúteis e sem importância. 

O problema em sí não é o protagonista, pois se depender dele com certeza logo no primeiro episodio teria pego um robô e vencido os BETAS na base do soco e ponta pé, Takeru é o protagonista mais motivado que existe, esquece protagonista de shounes, Takeru só tem uma meta de vida: MATAR OS BETAS.

Um dos poucos momentos memoráveis do anime

Então... Por que as coisas não andam?

Vamos volta no tempo, o Takeru de Alternative é o mesmo Takeru de Muv-Luv (primeiro jogo), ou seja, o mesmo saiu de um light novel de romance, Alternative se passa em algum momento do primeiro jogo onde a rota da Sumika não está finalizada, logo o jogo manteve o romance e novos caminhos e eventos para as meninas, claro, o anime quer se vender como adaptação fiel do jogo (as 60 horas) logo ELE VAI EMPURRAR PSEUDOS ROMANCE TAMBÉM... Porém, o protagonista não quer um romance, são dois pontos que o roteiro não soube ligar, ao contrário, ele faz uma confusão maior. 

Ao contrário do jogo, que se passa em um momento na rota da Sumika, onde ainda não temos o final, o anime vai além, ele se passa após o final “verdadeiro” (coloca muitas aspas nisso) do jogo Muv-Luv, ou seja, após ele termina a rota da Sumika, ou seja, ELE ESTA NAMORANDO A SUMIKA NO ANIME !! (sim, ele esta, reparem bem as partes que ela aparece e o tipo de conversa)


Está para nascer um protagonista mais motivado que Takeru


Enrolos, Enrolos e Enrolos

Todos os problemas só tem um culpado: O roteiro. Ele simplesmente enrola, poderia até ser uma piada do próprio destino pois o mesmo precisa correr contra o tempo e impedir o Alternative V, só que não é isso, apenas o final realmente tem o lance sobre você modificar o destino e o destino não querer ser modificado, a questão é que temos 8 episódios de enrolação pura pois o anime precisava vender a questão dos dates e uma tentativa falha de aprofundamento, a questão que no jogo temos 60 horas de gameplay em média, 60 horas que você pode aprofundar e explorar a vontade, o anime tem 24 minutos e 12 ep por temporadas, ou seja, não tem como ter todo aprofundamento que o jogo tem, a solução encontrada no anime foi corta muitos eventos, cita eles por uns 5 minutos e tentar uma aprofundamento falho das meninas onde invés de explica motivos e ações, temos a impressão que todas são meninas mimadas que querem brincar de soldadinho (duas ali realmente querem fazer isso).

Como citei no último parágrafo, o roteiro enrolar por simplesmente enrolar, tentando aprofundar nas meninas sem sucesso, porém, em alguns momentos ele brinca sobre alterar o futuro e com isso atrasa os planos do Alternative IV (e até o V), como alguns eventos que ocorrem em segundo plano, eventos que parecem sem importância, porém, resultam nos acontecimentos do último arco, em resumo para quem dormiu no ponto no anime:

- O aviso do ataque BETA e a movimentação adiantada de defesa ajudou as forças a japonesas, evitando um combate longo, uma vitória rápida.

- Como japoneses não perderam tropas no combate, logo eles tinham força suficiente para a extração de civis em um evento catastrófico e não precisou de pedir ajuda da ONU.

- Como os Japoneses não perderam tropas, salvou pessoas e ainda de quebra manteve as linhas de defesas, logo eles lembraram daquela vez que os EUA os abandonaram (logo no primeiro episódio) e aquela outra vez que testaram uma bomba g (flashback) e também aquela outra vez que os aprontaram alguma coisa aleatória... Resultado? Uma coalizão ANTI-EUA e isso resulta em um golpe de estado e logo em seguida uma guerra civil.  

Bom, coisas que passam batidos nos episódios e sem atenção, na verdade são o foco da reviravolta final, esta brincadeira do roteiro é extremamente divertida, o problema é: VOCÊ TEM QUE AGUENTAR 20 MINUTOS DE MENINAS BRIGANDO ENTRE SI POR CAUSA DE UM PROTAGONISTA PADRÃO.

Tanto potencial jogado fora para focar em um possível chifre na Sumika


Ninguém quer salvar a humanidade...

Muv-Luv Alternative é um bom jogo, porém, não é um bom anime. Os BETAS que são o maior problema da humanidade são simplesmente ignorados por 11 episódios, praticamente temos uma guerra civil e duelos de Mechs (um dos melhores que já vi em animes de mechs), porém, são ganham o mínimo de atenção, para entender o ultimo arco é necessário sobreviver 20 minutos de date simulater mal feito, um protagonista lembrando do passado e uma doutora maluca para assim a gente ter alguma coisa que vai resultar nos eventos futuros, em resumo um tática para de segurar para dropar pois sabe que aqueles eventos vai resultar em uma cosia maior, problema que demora e é chato. 

Porém, se 12 episódios não foram suficientes para salvar a humanidade (nem para desenvolver nenhum personagem), a segunda temporada já foi anunciada, ou seja, mais 12 episódios para  tentar salvar a humanidade novamente, ou, novamente vou ter que fazer uma postagem falando como Muv-Luv falhou novamente em salvar a humanidade (com certeza irei reaproveitar este post). 


LEMBRANDO: Esqueci de colocar o aviso de spoilers lá em cima, então... tem spoilers... Aé! Este post é uma analise feita sob meu ponto de vista sobre o desenvolvimento do anime, por favor, não me mate <3 <3 

Postar um comentário

0 Comentários