Recent in Technology

Transito, violência e acidente...


O transito é um local traiçoeiro e cheio de armadilhas, onde o puro prazer de dirigir pode vira uma dor de cabeça em questão de milésimos de segundos. Este final de semana fui envolvido em um acidente que me fez refletir sobre as questões do transito e como as pessoas ignoram os avisos e agem como se fossem os reis da rua.


O Brasil tem uma média de 52.000 acidentes de transito por ano apenas contabilizando dados do seguro DPVAT (não foi encontrado dados com abrangência total), por ano em média 45 MIL PESSOAS perdem a vida por maneira trágica colocando o Brasil em quarto lugar no ranking de mortes de transito, a violência no transito apenas em 2016 fez 43 mil vítimas, gerando um prejuízo para o estado de 56 bilhões de reais, um montante que poderia ser usado para a construção de 1,8 mil hospitais e 28 mil escolas. Acidentes tolos causados pela maioria das vezes por causa da imprudência dos motoristas que poderia ser impedido com coisas tolas como acionar o pisca alerta ou manter uma velocidade dentro da média da via e não cola nas traseiras alheias.


Meu carro atrai motos, o acidente de sábado à noite ocorreu graças a um motoqueiro que invadiu a conta mão para realizar uma ultrapassagem ilegal, por fala em motoqueiros, a frota de motos simplesmente disparou em 10 anos aumentando 170% chegando no assustador número de 13,2 milhões de motos circulando em 2015, diretamente relacionada, outra coisa que também disparou em 10 anos foi de mortes de motociclistas relacionadas com acidentes de transito, com um aumento real de 270%, saindo de  3.773 de vítimas em 2002 para 12.040 vítimas fatais (dentro dos 43 mil apresentados a cima), problema gerado também na maioria das vezes por causa de irresponsabilidade e imprudência onde muitos casos poderia ser evitado como não ultrapassa em locais proibidos.


Meu carro atrai motos, isso é fato, o acidente de sábado à noite ocorreu graças a um motoqueiro que invadiu a conta mão para realizar uma ultrapassagem ilegal, por fala em motoqueiros, a frota de motos simplesmente disparou em 10 anos aumentando 170% chegando no assustador número de 13,2 milhões de motos circulando em 2015, diretamente relacionada, outra coisa que também disparou em 10 anos foi de mortes de motociclistas relacionadas com acidentes de transito, com um aumento real de 270%, saindo de  3.773 de vítimas em 2002 para 12.040 vítimas fatais (dentro dos 43 mil apresentados a cima), problema gerado também na maioria das vezes por causa de irresponsabilidade e imprudência onde muitos casos poderia ser evitado como não ultrapassa em locais proibidos.


Dirigir no Brasil já é um desafio, graças as péssimas condições das vias públicas e o transito surreal, isso quando as obras de melhoria não paralisam ou iniciam operações tartarugas, na minha cidade onde falta deste de planejamento a um asfalto descente, dirigir se tornou um desafio, no Brasil o índice de estradas regular, ruim ou péssima é apenas 62,7%, isso apenas estradas federais excluindo estatuais e municipais onde os números pode chegar a índice assustadores, Apenas 9,9% das rodovias foram consideradas ótimas sendo que a maioria deste 9,9% é de rodovias e vias sobre concessão (aquelas que a gente paga pedágio que custa os olhos da cara).

Os governos tentam amenizar tudo isso com companhas publicitarias, porém muitas vezes as pessoas preferem fazer “mimimi” que leva o problema a sério e tenta interpreta a mensagem dentro da realidade, afinal de contas quem não lembra da companha “Fulano PODE MATAR” e os problemas que ela gerou com esta frase. Situações poderiam ser evitados, deste do meu susto e meu prejuízo de sábado a até mesmo brigas de transito mais graves que resultam em morte. Um transito mais humanizado não é gerado na autoescola, até porque autoescolas apresentam o transito como reino magico e alegre, porém na realidade é um inferno onde ninguém respeita ninguém e todos acham que estão certo.


Um transito humanizado é iniciado com exemplos vindo de casa, com pais ensinando a importância do cinto de segurança para os filhos, com jovens não pegando carro bêbados e preferindo taxis e pessoas como que me bateu não força uma ultrapassagem em locais proibidos, são pequenos gestos que podem diminuir este número extremamente alto e as fatalidades que sofremos dia a dia, afinal de conta ontem eu que fui envolvido no acidente, hoje pode ser você e amanhã nossos filhos, criar um transito mais humanizado ajuda a criar uma convivência mais pacifica e ajuda a diminuir a violência.

Então, vamos torna o transito mais humano?


Este mês de maio o seguro DPVAT está com uma companha legal, o Maio Amarelo, o objetivo é claro: Torna o transito mais humano e pacifico tanto para pedestre e motorista. Não deixem de conferir a companha o/ Clique aqui para ler


Fontes dos dados apresentados:

- Jornal Hoje: Estudo mostra o custo dos acidentes de trânsito no Brasil
- Diário de Santa Maria: A cada dia, morrem 3,4 mil no trânsito e 1,3 mil assassinados
- G1: Frota de motos cresce 170% em 10 anos no Brasil
- UOL Noticias: Em 11 anos, nº de mortos em acidentes de trânsito com motos triplica no Brasil

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement