Recent in Technology

Ubisoft? EA? Capcom!


Nos últimos anos temos acompanhado altos e baixos das empresas de jogos, vimos a queda dos jogos MOBAS e a popularização dos Battle Royale, vimos a mortes dos RTS e a guinada dos RPGs e por último vimos empresas que amávamos se tornando odiadas, porém, uma empresa passou por tudo isso e aprendeu com os erros... Esta empresa é a Capcom.


DLCs, Micro transações e outras toneladas de maneiras de arrancar seu dinheiro, algum muito comum nos jogos de celular começaram a se torna rotineiro nos jogos de console nesta ultima década, especialmente vindo jogos vindo de empresas como EA, Ubisoft entre outras gigantes, porém, uma merece atenção especial: Capcom. A Capcom não foi uma das pioneiras como a EA, muito menos revolucionou esta técnica como Activision, porém, eles foram além de qualquer um ao encher os jogos de DLCs, chegando o momento que jogos como Street Fighter IV teve 4 versões, não por causa das mudanças ou sistema de equilíbrios, mas, de toneladas de DLCS, passando deste do Street Fighter IV, Super Street Fighter IV, Super Street Fighter IV Arcede Edition e Ultra Street Fighter IV. Cada novo Street Fighter IV vinha com mais pereco tecos e quase nenhuma inovação dentro do jogo mesmo, sendo até alvo de críticas por causa da falta de balanceamento.

Depois desta chuva de versão de Street Fighter IV, tivemos o dramático Street Fighter x Tekken

Mas tio Kevin... Pq dramático? Tivemos problemas na produção? Divulgação?

Não... O maior problema de Street Fighter x Tekken foi que as DLCs já estavam no jogo antes mesmo da sua divulgação, ou seja, todas já estavam pré-instaladas, já estavam no seu jogo, você pagava para desbloquear. Street Fighter x Tekken saiu em 2012, nesta época pouquíssimos jogos usavam o termo “passe de temporada”, muitos lançavam o jogo e tacava as DLCs nas lojas no mesmo dia, não tinha uma certa programação como atualmente que você pode adquiri o passe de temporada e ter todas as DLCs no decorrer do lançamento. Porém, as DLCs nunca vinham com o jogo, você adquiria elas e logo em seguia baixava, porém, no caso do jogo citado não tinha necessidade de baixar, elas automaticamente aparecia, desperdando a curiosidade de muita gente até descobrir que as DLCs sempre estiveram lá, você tinha comprado o jogo com as DLCs.


Neste ponto a Capcom já tinha ganhado a raiva de vários fãs, afinal de contas eles lançavam port dos ports, tivemos jogos como Resident Evil 6, o qual já fiz esta tudo errado, e jogos com toneladas de micro transações, tivemos a queda da qualidade dos grandes lançamentos como o trágico Marvel Vs Capcom: Infinite (que a Capcom tenta conserta até hoje). Tivemos jogos bons neste período, porém, lançados de maneira errada como Resident Evil Revelation 2, que foi um excelente jogo, porém, a formada lançada que foi de Ep foi de maneira totalmente errada, logo depois tivemos lançamento do jogo completo que saia mais barata que quem comprou os ep.

Bom, mesmo com inúmeros problemas a Capcom, ao contrario de uma certa EA, aprendeu a lição no decorrer dos anos e começou a ouvir os fãs nos fóruns, especialmente depois do acidente da roupa de dormi do Mega Man, nesta ocasião a Capcom percebeu que ninguém queria um pijama tosco, mas, sim um novo jogo, assim ela atendeu o pedido do publico e trouxe Mega Man 11, mantendo o ar nostálgico dos clássicos e a dificuldade filha da mãe também, mas acha que ficou nisso? Claro que não, a Capcom também fez uma coletânea com o port de todos Mega Man X recheada de bônus e desafios, agradando todos os fãs. 


Também tivemos o Monster Hunter World, que apresentou uma mecânica única e apaixonante, mantendo a qualidade da serie Monster Hunter, indo além, trouxe conteúdo de DLCs que realmente valem a pena investir dinheiro, como skins únicas e até mesmo uma participação especial do bruxão Gerald de The Witcher 3. 

A Capcom mudou, porém, precisou beija a lona antes, agora é uma nova empresa que visa agradar os fãs e já começou 2019 com pé direito com Resident Evil Remake 2, o qual já tem analise aqui no blog, e Devil May Cry 5. A Capcom foi eleita a empresa do ano de 2018, espero que algumas empresas aprendam com a Capcom e se tornem tão boas como já foram um dia novamente.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement