Recent in Technology

Explicando o final: Black Mirror: Bandersnatch



Conforme prometido na analise de Black Mirror: Bandersnatch, irei fazer um explicando final, porém, conforme são muitos finais (15 a 20 finais alguns repetitivos) optei aborta aquele final que é considerado canônico pela comunidade e explica algumas coisas, então vamos lá?

Este post esta recheado de Spoilers, caso não viu Black Mirror: Bandersnatch oriento ir assistir, escolher a melhor maneira de ferrar a vida de Stefen e depois volta aqui 😊



Final “canônico”: O final considerado canônico pela comunidade é aquele que Stefan mata o pai, corta ele e o jogo consegue 5/5, porém, ele vai preso e anos mais tarde a filha do Colin inicia o reboot do jogo, porém por que tudo isso ocorre? Qual a relação? Irei explicar aqui. Antes de entender por que isso ocorre, além das suas escolhas, precisamos ter noção dos personagens Pai, Colin e o Bandersnatch, estes são os pontos chaves.

- Pai: Por mais que o pai da Stefen pareça um pai preocupado com o filho, na verdade isso é sentimento de culpa, uma vez que ele tem culpa indiretamente no acidente que matou a mãe do Stefen ao esconder o coelho para não ouvir sermão dos sogros sobre a masculinidade do Stefen. O mesmo por sua vez culpa o pai pelo ocorrido e sabe sobre o sentimento de culpa do mesmo, chega ao ponto dele culpa o próprio pelo atraso e limitação do projeto. Em uma terminada linha se você seguir descobre que o pai na verdade é um agente do governo com objetivo de controla e atrasar seu filho.

- Colin: Colin é um teórico, para ele existe inúmeros universos e linhas temporais e que uma influência na outra, para o Colin todas nossas ações são controladas e ele apresenta esta teoria ao Stefen, todos os seus jogos possuem uma mensagem sobre controle. Ele é bastante importante para chega no final canônico e ao mesmo tempo chega ao final onde você descobre que seu pai e a psicóloga trabalham para o governo.

- Bandersnatch: O famoso livro foi responsável pelo ato monstruoso do seu escritor uma vez que ao se aprofunda no termino do livro ele sofreu algum parecido com que Stefen sofreu com seu pai: Culpou a esposa por estar limitando-o. Ele a matou e com seu sangue terminou o livrou com o sangue dela. O efeito é parecido com o Stefen que não consegue termina o jogo, pode se crer que o livro abria a mente da pessoa que conseguia termina ou era amaldiçoado pelo Pax, demônio do livro, não importa o que era, o que importa que ele mostrava a relação entre as dimensões ao ser explorado.


Explicando o final “canônico” (de acordo com a comunidade):

Ao optar seguir o Colen, somos levados até a casa dele onde ele apresenta a mulher e a filha dele, depois ele oferece LSD, ali não importa sua decisão pois você vai toma querendo ou não. Colin vai explicar sobre as realidades e as mensagens nos jogos e vai querer que você pule, ali você precise escolher que o Colin pule, isso é extremamente importante para entender tudo! 
Depois segue normal, blablabla você conversa com o produtor blablabla você se pergunta quem esta no controle blablabla você mata seu pai blablabla você fatia ele e o resto sabemos... Porém, o que precisa ser explicado? Sabemos que você controla as ações do Stefen do inicio ao fim... Porém, nesta parte de matar o pai realmente controlamos? Será que isso não era um desejo do Stefen? 


Existe dois fatores importantes para serem percebidos:

- Em todas as realidades onde o pai continua vivo, Stefen não consegue a nota 5/5, todas são notas medíocres, mesmo o pai tento pouca interferência o Stefen continua odiando-o e ele tenta apenas compensa o sentimento de culpa, sem nunca apoiar ele.

- Na realidade onde Stefen mata o pai, ele termina o jogo de moto perfeito, conseguindo a nota 5/5, chegando a conclusão que o pai era realmente o limitador de tudo, coisa que ele sabia e reclamava com a psicóloga dele sempre, a vontade de matar sempre foi real especialmente por vingança pela mãe.

Então, ao escolher matar, será que nossa escolhe realmente interfere na ação, em outros momentos Stefen luta contra a realização da ação, porém, ao escolher matar o pai ele faz numa boa e sem nada, ou seja, esta ação foi ele que realiza, não a gente, apenas temos carta branca para ele realizar o desejo dele, por tanto após o fato e se escolher corta em pedaços ele fala com a psicóloga que esta bem e feliz e não temos mais opções de escolhas, ele consegue a nota 5/5, ou seja, apenas servimos para dá carta branca para a ação. 


Outro fator que reforça minha teoria é a fita que Colin deixou falando sobre o assassinato cometido pelo autor do livro, ele já tinha conhecimento do desejo Do Stefen e jogou mais lenha na fogueira para conseguir “liberar a mente do Stefen”.

Lembrando que o pai do Stefen trabalhava para o governo em um programa de controle, ao matar o pai Stefen acaba se libertando do controle do governo e liberta sua mente.

Você acha que terminou no jogo Bandersnacht recebendo 5/5 e Stefen sendo preso? Claro que não, o filme deixa um final em aberto para a próxima vítima: A filha do Colin. Provando que tem contado com o livro e agora com o jogo está correndo um sério risco de sofrer desta maldição, ou manipulação.

Gostaram desta explicação? Tem alguma teoria diferente? Vocês veem outro final como canônico? Comentem aqui nos comentários e não se esqueçam de compartilha com os amigos caso gostaram da postagem. Curta a pagina do facebook, siga no twitter e no Instagram. 

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement